Brasil > USA!!!

Brasil > USA!!!
Bemvindos ao blog da Rose e do Du!

terça-feira, 20 de maio de 2014

TFC Quebec - Prova Escrita!

Fiz ontem a prova do TCF Quebec, componente Compreensão Escrita e Expressão Escrita. Eu já tinha feito anteriormente o teste do TFC Quebec, antes de existirem esses dois componentes da prova, o TCF Quebec compreendia somente a componente oral (Compreensão/Expressão).

O teste iniciou-se às 09h30 com término até 12h15, na Aliança Francesa (contando as duas avaliações). Fico pensando que quem quer fazer todos os testes vai ter uma maratona pela frente... (da outra vez eu já fiquei praticamente uma manhã)...

Relembrando que, atualmente, o exame TCF Quebec é composto por quatro avaliações: Compreensão Oral, Expressão Oral, Compreensão Escrita e Expressão Escrita (que são solicitadas individualmente, você pode marcar quais quer fazer).


A primeira avaliação que fiz foi a Compreensão Escrita. A examinadora informou as regras e fiz a abertura do caderno contendo as questões (que vem lacrado), são 30 questões no total, com duração de 45 minutos.

É necessário ler o texto e responder as perguntas sobre o mesmo. Algumas questões são formuladas de forma a testar realmente o conhecimento e interpretação do texto e a dificuldade vai aumentando, conforme vamos avançando para as próximas questões. Um exemplo desse tipo de questão:

"Faleceu recentemente um grande ídolo francês, conhecido pela sua influência no jazz e blues. Intérprete de grandes poemas, sua voz não será esquecida. Ele enfrentou as dificuldades de sua vida como se fosse um boxeador, como se fosse um grande combate de boxe."

A pessoa mencionada no texto acima era:
1. Um poeta
2. Tocava um instrumento de jazz
3. Um cantor
4. Um boxeador

Tentei colocar acima um exemplo que me lembrei da prova, em Português já fica um pouco confuso, principalmente se você estiver distraído (ou pensando na prova, nervoso!).. imagina em Francês!


Depois, veio a segunda avaliação... um total de 6 redações, divididas da seguinte forma:  

Primeiro um texto de no mínimo 40 palavras sobre um tema simples, tal como uma pequena nota ou comunicação, no meu caso tinha que escrever uma nota a um colega de escritório marcando uma reunião, indicando a data, hora, local e endereço e explicando o porquê de estar solicitando a reunião.

Segundo, um texto de no mínimo 60 palavras de um tema do cotidiano/familiar (não recordo qual era o tema), mas é sobre temas da atualidade, como por exemplo escrever a um amigo contando sobre suas férias.

Terceiro, um texto de no mínimo 80 palavras sobre experiências pessoais e apresentando argumentação.

Quarto, um texto de no mínimo 120 palavras,  relatando a sua opinião sobre um tema.

Quinto, um texto de no mínimo 180 palavras, em que você deve ler um texto, escrever sobre as vantagens e desvantagens de algo, conforme o texto e depois expressar a sua opinião. Normalmente você deverá tentar expressar as vantagens/desvantagens em 60 palavras e na sua opinião deverá escrever em 120 palavras.

Sexto, um texto de no mínimo 200 palavras, em que você vai ler um artigo e tentar resumir esse artigo em, no mínimo, 70 palavras. Depois disso vai ter que escrever a sua opinião pessoal e ponto de vista sobre esse artigo, expondo um por um, os pontos principais do artigo, em no mínimo 130 palavras.

Cansou já, né?!... Bem, tem mais uns detalhes... você tem que fazer as redações na ordem, ou seja, não pode fazer a redação 4 agora e a redação 2 depois, sob pena de ser anulada. Como assim? Eu explico. Você fez a redação 1, depois fez a 3, 4, 5, 6... entregou sem a 2.... TODAS as redações depois da 1 serão anuladas, só vão considerar a primeira! Ou seja, siga a ordem, para não correr riscos!



Outra coisa... você tem que marcar na folha de teste o número de palavras que você escreveu, se você não atingir o número mínimo de palavras a sua redação não será sequer corrigida. Então, tenha a certeza que você tem o número mínimo de palavras.

Como contar as palavras?
As palavras concatenadas com outra, contam como 1 palavra.

Exemplos:
Elle est brésiliene.   = 3 palavras
Qu'est-ce que c'est? = 3 palavras

Tenha isso em consideração ao fazer a contagem!

Bom esperemos que tire boa nota, se você vai fazer o exame também, bonne chance! :)

ps: Tinha um erro no "Qu'est-ce que c'est" que foi corrigido.

6 comentários:

  1. Nossa, realmente é bem diferente. Tem a previsão de sair o resultado quando? Fiz o meu TCFq ano passado mas acabei ainda não enviando para atualização. Tinha B1 e C1 e agora consegui B2 e B2. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau! A previsão que me deram na Aliança Francesa é de 2 a 3 meses para sair o resultado!!.... Quando fiz o TCF da outra vez o prazo era de 1 a 2 meses (só fica aumentando esse prazo)...

      Parabéns pelos seus resultados e obrigado Clau! :)

      Excluir
  2. Gentem, que quebra cabeças!
    boa sorte no resultado!

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Erika! O pior é ficar na ansiedade esperando... :)

      Excluir
  3. Nossa que trabalheira!! Mas vai dar certo! Bonne chance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana! Bonne chance para vcs também :)

      Excluir